Organizadores: Evander Ruthieri da Silva, et al.
Capa:
Características dos livros:
Tamanho: 14x21cm
Editora: Editora Café com Sociologia
Selo: Editora Café com Sociologia
Ano: 2023
Sumário da obra e apresentação da obra
Pré-venda com valor promocional
Organizadores da obra
Evander Ruthieri da Silva
Professor de História da África na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2020), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Realizou estágio em pesquisa de doutorado no exterior, na University of Exeter (Reino Unido). Pela Universidade Federal do Paraná, concluiu o mestrado em História (2016). Licenciado e bacharel em História pela Universidade Regional de Blumenau (2012). Autor de Bram Stoker e a questão racial, entre outros capítulos de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Áreas de interesse: História e Literatura; Teoria e Metodologia da História; História Contemporânea e da África; cultura escrita e imaginários políticos; trajetórias de intelectuais em fins do século XIX.
Flora Morena Maria Martini de Araujo
Graduada (2012), mestre (2014) e doutora (2019) em História pela Universidade Federal do Paraná. Atuou no ensino médio, nos cursos de graduação em História na modalidade presencial e na Educação a Distância, na pós-graduação em História da Arte e História Cultural e com assessoria de ensino da disciplina de História. Atualmente, é professora do ensino fundamental I e II e autora de material didático. Suas pesquisas concentram-se nos seguintes temas: História Moderna e Contemporânea; Estudos de Gênero; História das Mulheres; História do Feminismo; e Escrita de Mulheres.
Gilvani Alves de Araujo
Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2021), licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020), mestrado e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011/2008). Atualmente coordena e é bolsista em um projeto de História Oral na Amazônia financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (desde 2022), além de ser pesquisador colaborador do Instituto Federal do Amazonas - Campus Tefé. Realiza estágio e pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Amazonas, onde colabora com o Programa de Pós-Graduação em História. É professor concursado da rede pública de ensino do Estado do Paraná (desde 2007), além de ser autor de livros didáticos de filosofia e história. Suas pesquisas têm se concentrado em temas como: História Cultural; História do Brasil; História Oral; História e Memória; História e Auto/biografia; e, Filosofia e Teoria da História."
Matheus Machado Vieira
Historiador pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2004-2008). Laureado academicamente pelo excelente desempenho em seu currículo pleno. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar, 2010). Mestre e doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a linha de pesquisa “Intersubjetividade e pluralidade: reflexão e sentimento na História”. No momento desenvolve pesquisas relacionadas a questões de gênero e religiões neopentecostais no Brasil. Em 2020, defendeu seu doutorado em História no Programa de Pós-Graduação em História da UFPR, com a tese O poder da princesa que ora e espera: práticas e representações do conservadorismo feminino (2000-2017). Matheus Machado Vieira também foi coordenador e professor do curso de licenciatura em História nas Faculdades Integradas Espírita. Atualmente, é professor de História e Sociologia no Curso e Colégio Dynâmico em Curitiba/PR.
Rhuan Targino Zaleski Trindade
Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2020). Possui graduação em licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Mestrado em História pela UFRGS (2015). Atualmente, é professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Irati/PR. Foi professor da educação básica – Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul entre 2012 e 2016. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, história da imigração, colonização e etnicidade polonesa no Brasil.
Autores(as) da obra: