top of page

Ensinar Sociologia: formação do professor, pesquisa e ação política

editoracafecomsoci

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Autor: Amaury Cesar Moraes


Capa:


 

Características dos livros:

Tamanho: 14x21cm

Editora: Editora Café com Sociologia

Selo: Editora Café com Sociologia

Ano: 2023

235 páginas


Sumário da obra :

Prefácio da obra:


 


Valor: de 69,00








 

Autor da obra

Biografia

Amaury Cesar Moraes é um professor brasileiro dedicado ao ensino das Ciências Sociais no Brasil. Graduou-se em Filosofia (1989) e Ciências Sociais (1980) pela Universidade de São Paulo, obtendo posteriormente os títulos de mestre em Ciência Política (1991) e doutor em Educação (1997) na mesma instituição.


Sua carreira acadêmica concentra-se nas áreas da Educação, Sociologia e no ensino das Ciências Sociais no Brasil. Ele atuou como professor de metodologia do ensino de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, além de ter coordenado a equipe responsável pela elaboração das OCEM-Sociologia em 2006. Amaury também desempenhou um papel importante na avaliação de livros didáticos de Sociologia contemplados no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e na fundação da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs). Seu trabalho é uma referência para estudantes e pesquisadores. interessados no ensino das Ciências Sociais.



 

Orelha

O leitor está em posse de um conjunto de textos publicados por Moraes entre os anos de 2003 e 2017, sendo três deles de publicação inédita. Os contextos envolvem dois períodos relativamente distintos: anterior a reintrodução do ensino de Sociologia e posterior a sua obrigatoriedade, ocorrida em 2008, por meio da Lei nº. 11.684/2008 (Brasil, 2008). Encontramos na obra de Moraes três grandes preocupações: a) a presença da sociologia na educação básica; b) a formação de licenciados em Ciências Sociais; e c) o currículo voltado ao ensino da Sociologia escolar. O conjunto de textos que reúne esta obra proporciona ao leitor um passeio entre as principais questões colocadas por ele e por seus pares. Olhar para essas questões nos permite compreender, em alguma medida, os dilemas e desafios com que passaram – e passam – professores e pesquisadores do ensino das Ciências Sociais no Brasil. Nota-se uma clara relação entre as dinâmicas envolvendo a Sociologia escolar, o subcampo de pesquisa do ensino de Sociologia e as questões exploradas por Moraes.
Cristiano das Neves Bodart - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)





Conheça as obras da Editora Café com Sociologia

www.editoracafecomsociologia.com





 







 
 
 

A EDITORA

A editora Café com Sociologia foi criada em 16 de fevereiro de 2019 por Cassiane Ramos Marchiori com o propósito, em parceria com o Blog Café com Sociologia e seus editores, publicar obras voltadas ao ensino das Ciências Humanas, principalmente de Ciências Sociais. 

Missão

Contribuir, através da oferta de produtos e serviços editoriais, para a qualificação do ensino de Ciências Humanas no Brasil. 

 
Visão

Inspirar a prática docente e intelectual de pesquisadores e professores, abrindo perspetivas, alargando horizontes, despertando para o conhecimento.

 
Valores

Ética, respeito, responsabilidade e excelência. 

 

CNPJ 32.792.172/0001-31

Rua dos Lilazes, n. 23, Quadra E. Tabuleiro dos Martins, Maceió-AL.

Contato: editoracafecomsociologia@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • Facebook

© 2023 by The Book Lover. Proudly created with Wix.com

bottom of page